quarta-feira, 5 de junho de 2013

O CASAMENTO À LUZ DA BÍBLIA...




Antes de tudo quero Louvar ao Nosso Senhor Jesus Cristo pelo conhecimento dado por Ele a mim através do Dom da Sabedoria emanado do Doce do Espírito Santo dentro das Sagradas Escrituras a fim de ajudar e socorrer muitas pessoas em suas vidas pessoais e em seus casamentos afim de se reencontrarem com o Senhor e consigo mesmos dentro de seus lares para viverem em plena Paz e Harmonia com seus cônjuges e filhos, podendo assim, repetir a tão conhecida frase proferida por Josué: “...Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.” Js 24:15b.
Começo este abordar este tema indagando-lhe com a seguinte pergunta:
Para você, o que é o casamento? O que ele representa na sua vida?
Muito me assombro que em menos de 50 anos, o homem “conseguiu” transformar uma das mais belas declarações de amor entre dois seres humanos de sexos opostos diante do Senhor, em uma coisa quase que supérflua e descartável. Ao pensar que se tornou antropocêntrico (deus e dono de si mesmo), o homem tem a cada dia tentado viver dissolutamente, de modo que, mesmo não conseguindo se desvencilhar das ordens impetradas pelo próprio Criador desde a criação do mundo como: Forma de reprodução humana (fecundação do espermatozoide no óvulo), nascimento, alimentação, sono, vulnerabilidade a doenças, descanso, envelhecimento, e por fim a morte, o homem tem “tentado” mudar o curso de sua própria natureza.
Lembro-me quando eu era criança, que a coisa mais difícil de ver era um casal se separar, pois era uma verdadeira vergonha se isto acontecesse... Os dois lutavam para viver juntos até a velhice ou a morte, mas infelizmente hoje, o divórcio é quase que unanimidade em todo país e regiões do Mundo inteiro!
DIVÓRCIO OU SEPARAÇÃO: O MAL DO SÉCULO XXI

Mas, e enquanto a Bíblia Sagrada? O que ela diz a respeito da opinião e ordem de Deus sobre este assunto?
Vamos começar à luz da mesma, analisando o que é um casamento diante do Senhor por um dos trechos, (segundo a minha opinião) mais profundos, intrigantes, desafiadores e explanativos dentro da Bíblia Sagrada a respeito deste assunto, onde tais versículos foram proferidos pelo próprio Senhor Jesus Cristo. Vejamos então... 
“Tendo concluído estas palavras, Jesus saiu da Galiléia e se dirigiu para o território da Judéia, além do Jordão. Seguiram-no grandes multidões e curou-as ali.
Então vieram a Ele os fariseus para testá-lo e perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Respondeu-lhes Ele:
Não lestes que no Princípio o Criador os fez macho e fêmea, e disse: Portanto deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher e serão os dois um só carne?
Assim já não são mais dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.
 Perguntaram-lhe: Então porque mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la? Respondeu-lhes Ele:
Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres. Mas no Princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério e o que casar com a repudiada também comete adultério.
 DISSERAM-LHE OS DISCÍPULOS: Se esta é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. Ele, porém, lhes disse: (E ERA AQUI ONDE EU QUERIA CHEGAR...)
NEM TODOS PODEM RECEBER ESSE CONCEITO, MAS SÓ AQUELE A QUEM É CONCEDIDO. Pois há eunucos que nasceram assim; outros foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem puder aceitar isto, aceite-o.” Mt 19:1-12.
Vamos por etapas para melhor compreensão...

Quando Cristo responde enfaticamente aos fariseus e aos seus discípulos que nem todos os homens “PODERIAM RECEBER ESSE CONCEITO”, Cristo estava falando sobre a opção levantada pelos mesmos de que eles, quando por qualquer motivo adverso, em um determinado período de suas vidas quando casados, viessem a se “enfadar” de suas mulheres, os mesmos poderiam se divorciar livremente e casarem-se com outras mulheres sem impedimento algum e sem ter responsabilidade com ninguém, (já que eles NÃO QUERIAM viver com uma só mulher por um longo período de tempo e assim respeitarem a Palavra e a vontade de Deus quanto ao casamento que é a fidelidade conjugal e ao matrimônio). Cristo com uma palavra direta e explicativa falou o versículo de nº 11 explicando a todos os presentes que se o homem quisesse viver sozinho sem ter compromisso e responsabilidade com ninguém, que o mesmo também não se envolvesse com nenhuma mulher e, se fosse casado, que o homem jamais poderia se envolver com outra mulher fora do casamento. Ficando solteiro e sem mulher , o homem deveria se tornar um eunuco.

Mas o que é um eunuco?
Os eunucos eram homens que eram escolhidos pelo próprio rei ou pelos assessores reais para cuidar das várias mulheres e concubinas que ele possuía por causa da baixa virilidade do mesmo. Embora com a presença peniana, eles eram chamados de EUNUCOS NATURAIS. Havia também outros tipos, como por exemplo, os que eram castrados pelos próprios homens onde os testículos eram removidos por ORQUIDECTOMIA. Havia também uma castração mais complexa que era a retirada de toda genitália masculina externa onde era e é denominada de EMASCULAÇÃO. E por último havia também a PENECTOMIA ou FALECTOMIA que era a retirada somente do pênis.

Como você vê, Cristo comparou a vida de um homem que não quer assumir um relacionamento com uma mulher dentro de um casamento com a vida de um eunuco. Mas como Ele disse: “NEM TODOS PODEM RECEBER ESSE CONCEITO, MAS SÓ AQUELE A QUEM É CONCEDIDO. Pois há eunucos que nasceram assim; outros foram feitos eunucos pelos homens. E há eunucos que se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem puder aceitar isto, aceite-o.”

O QUE CRISTO ESTÁ QUERENDO DIZER PARA NÓS MEU NOBRE LEITOR DESTE BLOG?

Cristo queria dizer que se você puder viver sozinho sem tocar em uma mulher, viva, se não, CASE-SE! Pois houve homens que por causa do Reino de Deus se fizeram eunucos simplesmente pela seriedade e profundidade do significado do CASAMENTO...


Você entendeu agora o PESO do SIGNIFICADO DE UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS DIANTE DE DEUS? tem muita gente enganada e com certeza irá pagar um preço muito caro...
Eu costumo dizer que o casamento entre um homem e uma mulher é uma quase que uma FUSÃO de dois corpos, pois a Bíblia diz que:
"Portanto, deixará o Homem a seu pai e sua mãe e unir-se-á a sua mulher, e serão ambos uma só carne." Gên2:24.
Eu não sei como é o seu relacionamento com o seu cônjuge, mas, entre eu e minha esposa há uma conexão muito forte ao ponto dela pedir para o Senhor Nosso Deus para que eu leve determinada  coisa para ela e Ele me fala aonde eu estou. Quando eu chego em casa, ela glorifica ao Senhor pois Ele a atendeu.
Quando a Bíblia diz que "ambos serão uma só carne", é por que ambos tem que ter uma só vontade, uma só visão, uma só entrega, um viver para o outro e vice versa. Nunca me esqueço das palavras do saudoso Pastor Jairo Saldanha, um dos precursores do evangelismo na região tocantina, no qual tive a honra de conhecê-lo pessoalmente falando acerca do casamento quando ele disse que a união de duas pessoas no matrimônio é comparada ao encontro do rio Negro e Solimões na cidade de Manaus. Os dois vêm de pontos longínquos, símbolo da formação do caráter e da personalidade por famílias diferentes, de modos de vidas e gostos diferentes a procura de um par ideal para haver a tão sonhada união e desembocar no Mar. Mas, no Início não é feito a união e sim a junção das águas, dá-se aí então a ideia do casamento, onde os dois correm juntos por muitos e muitos quilômetros, mas ainda não se tornaram um, as águas estão divididas por uma diferença de cores, símbolo do sexo oposto e de personalidades diferentes, um tem as águas mais escuras e o outro as águas mais claras, ambos escondem seus mistérios e segredos. Só então com o enfrentamento das primeiras curvas, corredeiras, desembocamento de outros rios e muitas pedras pelo leito dos mesmos é que os dois começam a se misturar, a se conhecer, saber seus segredos e mistérios, a se mostrar quem realmente são. Aí então reconhecem que necessitam um do outro para prosseguirem, pois não tem mais como voltar atrás... Com o ceder para a mistura das águas, as origens, os mistérios antes ocultos, como variedades de peixes, profundidade e volume d’água e tantos outros fatores como a beleza externa e a sujeira escondida no fundo do rio passam a ser parte inerente ao outro que da mesma forma é conhecido.
 Então os dois prosseguem unidos onde já não dá mais para diferenciar-lhes, pois a cor das águas é a mesma um do outro, mesmo que tentassem não conseguiriam mais separá-los, Agora sim, Tornaram-se um...  Isto sim significa CASAMENTO!



AMADOS! VAMOS AMAR, RESPEITAR E HONRAR NOSSOS CÔNJUGES POIS ISTO É LOUVÁVEL DIANTE DO SENHOR NOSSO DEUS! 

Que Deus em Cristo nos abençoe... AMÉM!

(continuação na próxima postagem)




Nenhum comentário:

Postar um comentário